Empreendedorismo Acima dos 45 anos, um olhar sobre Portugal

 

Já está disponível na área "ESTUDOS" do site do IFDEP o mais recente estudo sobre empreendedorismo acima dos 45 anos.

Segundo dados do INE (2014), no 3º trimestre de 2014 a faixa etária com o maior número de desempregados (239 mil pessoas) foi a de indivíduos com mais de 45 anos. Em 2013, 70% dos desempregados com mais de 45 anos procuravam trabalho há mais de 12 meses (INE, 2013). Segundo a nossa amostra, 24.76% dos indivíduos que têm uma ideia de negócio indicam que a mesma surgiu da necessidade de criação do próprio emprego, podendo o desemprego de longa duração ser um dos motivos para empreender.

De acordo com o estudo agora publicado, as principais razões para a quebra da intenção empreendedora são a aversão ao risco, as dificuldades financeiras e a situação económica adversa.

Entre os principais fatores de mobilização do empreendedorismo estão a autorrealização, melhores perspetivas de rendimento e alternativa ao desemprego.

 

 

COMÉRCIO INVESTE - CANDIDATURAS ABERTAS

 

Foram já definidas, através do Despacho n.º 1413/2015 do Ministério da Economia, as condições relativas à 2.ª fase de candidaturas ao sistema de incentivos à modernização do comércio, Comércio Investe.

 

As candidaturas à nova fase de 2015 estão abertas a partir de 13 de fevereiro para os diferentes tipos de projetos elegíveis, projetos individuais e projetos conjuntos de modernização comercial, e terminam, respetivamente, a 27 de março e a 13 de abril, até às 18h00, em qualquer dos casos.

 

Para mais informações contactar a equipa do IFDEP.

 

Portugal Ventures lança 10ª edição do Call for Entrepreneurship

 

Todas as informações em:

www.portugalventures.pt

IDEIAS DE ORIGEM PORTUGUESA

 

O QUE É?

É uma iniciativa sua e da Fundação Calouste Gulbenkian na área do empreendedorismo social.

 

É um desafio a todos os Portugueses na diáspora que têm ideias, talento e vontade de fazer mais e melhor . É uma convocatória a todos os que, apesar da distância, desejam participar na construção de Portugal, através de uma cidadania ativa, envolvente e participativa. Ideias de Origem Portuguesa é um concurso para encontrar e promover projetos nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade, Inclusão Social, Diálogo Cultural e Envelhecimento.

 

Candidaturas até dia 2 de Março.

Todas as informações em: http://2015.ideiasdeorigemportuguesa.org

Fundação everis vai premiar empreendedores

 

A Fundação everis pôs em marcha uma nova edição do prémio anual dedicado ao empreendedorismo, uma iniciativa que pretende reconhecer projetos inovadores.

Os candidatos podem submeter propostas em três categorias distintas: tecnologias de Informação e economia digital; biotecnologia e saúde; tecnologias na área da indústria e da energia.

 

Todos os finalistas – no total serão apurados seis - garantem serviços de assessoria no valor de 10 mil euros, enquanto o vencedor garante um prémio de 60 mil euros.

As candidaturas podem ser apresentadas até 31 de março.

 

Mais informações em http://www.premioseveris.es/

 

Empreendedorismo Jovem e Feminino

 

Já se encontram disponíveis no site do IFDEP os estudos sobre empreendedorismo feminino e empreendedorismo jovem em Portugal conduzidos pela equipa de Research do IFDEP.

Estes estudos são parte integrante do projeto "Portugal Positivo" desenvolvido pelo IFDEP e que conta com o apoio do Programa Operacional de Assistência Técnica.

 

O download dos estudos está disponível em:

http://www.ifdep.pt/estudos.html

Realize o Seu Sonho:

 

Para quem tem ideias ou projectos de qualquer sector de actividade, independentemente da sua experiência ou formação profissional.

Este é um Concurso de Empreendedorismo que promove ideias no âmbito de Comércio e Serviços, Indústria e Empreendedorismo Social.

 

500.000€ em prémios e inscrições gratuitas até 14 de Dezembro.

 

Mais em: www.oseusonho.org

 

 

 

 

 

 

 

Estudos - Apresentação em Coimbra

 

Venha conhecer mais sobre o Empreendedorismo Jovem e o Empreendedorismo Feminino em Portugal. Estas sessões serão realizadas pelo IFDEP (Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal).

 

1ªsessão: Empreendedorismo Jovem - 26 de Novembro pelas 15h30 no Anfiteatro da FPCEUC.

2ªsessão: Empreendedorismo Feminino - 3 de Dezembro

pelas 15h30 no Anfiteatro da FPCEUC.

 

Inscreva-se em marketing.rhumo@gmail.com (nome e contacto telefónico e se pretendem participar nas duas sessões ou apenas em uma). Direito a certificado de participação. Em caso de dúvida contacte-nos.

 

 

 

 

 

 

ARRISCA C - Candidaturas até 12 de Dezembro

 

O Arrisca C é um concurso que visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas ou apoiar o desenvolvimento de novos produtos /serviços de empresas. Podem concorrer pessoas singulares ou coletivas que tenham por objetivo explorar uma ideia ou plano de negócio. As candidaturas podem ser individuais ou apresentadas por equipas até 5 elementos promotores do conceito apresentado a concurso, em que pelo menos um dos promotores seja estudante ou recém-diplomado há menos de cinco anos de qualquer Instituição de Ensino Superior do país – condição aplicável às Tipologias A e B. No prémio do Ensino Secundário a concurso na Tipologia A do Arrisca C 2014 poderão ainda participar, individualmente ou em equipas até 5 elementos, alunos do Ensino Secundário e Técnico-Profissional (nível IV CE).

As Ideias e os Planos de Negócio a submeter a Concurso, deverão ser enviadas de 15 de agosto até 12 de dezembro de 2014, data em que termina o prazo para receção de candidaturas.

 

 

 

 

IFDEP ASSINA PARCERIA COM RETAILGESTE

 

O IFDEP estabeleceu uma parceria com a RETAILGESTE. Este protocolo visa estimular o espírito empreendedor, apoiar e estimular ideias, projetos e iniciativas com carácter empreendedor e que se traduzam na criação de negócios/empresas.

O principal objetivo desta parceria é responder à necessidade de pessoas que têm uma ideia inovadora / geradora de valor e/ou pretendem introduzir insígnias e/ou conceitos de retalho novos mas não sabem como ou não têm capacidade financeira para iniciar o respetivo projeto.

Deste modo, o objetivo é criar condições e reunir apoios para que os empreendedores possam abrir o seu negócio com o máximo de suporte possível. O apoio ao desenvolvimento de novos negócios concretiza-se através da disponibilização de espaços comerciais (lojas e escritórios) em condições de ocupação muito atrativas, bem como em aconselhamento gratuito e consultoria nas valências de Gestão, Marketing e Técnica.

Cada ideia de negócio passa assim pelas seguintes etapas: Avaliação inicial do projeto/perfil do negócio; Análise da candidatura (Plano de Negócios); Identificação do tipo de espaço (loja/escritório) a atribuir ao projeto; Definição das condições de comercialização do espaço; Definição da consultoria/formação/coaching a atribuir à candidatura.

 

Para aderir ao Programa basta preencher a “Ficha de Adesão Centro Comercial” ou “Ficha de Adesão Escritório” disponíveis em www.businesscare.pt e aguardar o respetivo contacto por parte da Retailgeste.

 

Comissão Europeia

 

A Comissão Europeia lançou a segunda edição do Concurso de Empreendedorismo Elevator-Pitch - IdeiasQueMarcam. Oportunidade de aprendizagem e financiamento para empreendedores

 

A Representação da Comissão Europeia em Portugal (RCEP) lança hoje a segunda edição do Concurso de Empreendedorismo "Elevator-Pitch - IdeiasQueMarcam".

Integrado no Plano de Acção da Comissão Europeia para o Empreendedorismo, este concurso apresenta três características distintivas:

1. Centra-se no método “elevator pitch” – discurso do elevador – em que se pede ao empreendedor que em apenas dois minutos motive potenciais investidores a pedir mais informações sobre o seu projeto, primeira experiência em Portugal a adotar como base metodologias popularizadas pela televisão;

2. Dirige-se, especificamente, aos objetivos da União Europeia para o Horizonte 2020, iniciativa pela qual será em breve responsável o Comissário Europeu Carlos Moedas;

3. Oferece grande visibilidade aos finalistas na celebração da Bolsa do Empreendedorismo da RCEP.

As candidaturas estão abertas a todos os cidadãos e residentes na União Europeia até 18 de outubro.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal tem como objetivos principais difundir informação sobre a Comissão Europeia e outras Instituições e Órgãos da União, bem como dar a conhecer os organismos centrais da Comissão e os principais acontecimentos e movimentos da opinião pública em Portugal sobre a União Europeia.

 

 

Estudo Empreendedorismo Jovem em Portugal, IFDEP

40% dos jovens portugueses não conhecem nenhum espaço de suporte à criação de empresas

 

Esta é uma das conclusões do estudo sobre o empreendedorismo jovem em Portugal elaborado pelo IFDEP (Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal).

De acordo com este estudo, 40% dos jovens portugueses não conhecem estruturas de apoio como espaços de coworking, incubadoras, escritórios virtuais ou ninhos de empresas.

Os principais resultados do estudo são apresentados pelo IFDEP esta sexta-feira em Santarém no evento Manifesta.

Este estudo é parte integrante de um conjunto de 4 estudos que têm por finalidade aprofundar o conhecimento sobre a forma como diferentes públicos encaram o empreendedorismo em Portugal (empreendedorismo jovem; empreendedorismo feminino; empreendedorismo nas comunidades imigrantes; empreendedorismo acima dos 45 anos). Este projeto conta com o apoio do POAT (Programa Operacional de Assistência Técnica).

Como refere Dr. Pedro Terrível (responsável da área de Research do IFDEP): “Com este conjunto de estudos procurámos aprofundar o conhecimento que existe sobre a forma como diferentes públicos encaram o empreendedorismo. Atualmente há muitos projetos e atividades a serem desenvolvidas um pouco por todo o país no domínio do empreendedorismo. No IFDEP acreditamos que para intervir corretamente é preciso conhecer a realidade em causa. Ficámos ainda particularmente surpreendidos com a falta de informação atualizada no domínio destes estudos em Portugal”.

 

O IFDEP apresentará brevemente os primeiros resultados dos três restantes estudos em curso. O conjunto de estudos estará posteriormente acessível no site da entidade www.ifdep.pt

 

 

 

IFDEP DESENVOLVE PROGRAMA MOVEPME NO NORTE E NO CENTRO DO PAÍS

O IFDEP (Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal) em parceria com a AIP (Associação Industrial Portuguesa) tem em curso o Programa MOVE PME na zona centro e norte do país. Este programa visa implementar sistemas de gestão de qualidade, gestão ambiental e gestão alimentar em pequenas e médias empresas da zona centro do país e contribuir activamente para a melhoria da gestão das empresas nacionais. O Programa MOVE PME arranca assim para a sua terceira edição tendo sido possível no passado recente implementar sistemas de gestão de qualidade em diversas empresas da zona centro do país. Algumas das empresas certificadas ao abrigo deste projecto são: DALIFAL, ORIMA, BOLSEIRA, SOCRIZ, SOCÉRTIMA, CONSTRUÇÕES RODRIGUES E FILHO, VALTER FERREIRA ARCANJO.

 

No âmbito das anteriores edições foi ainda possível destacar a intervenção do IFDEP na empresa DALIFAL, a qual constituiu um objecto de estudo e foi alvo de publicação numa obra orientada pelo Professor Crespo de Carvalho.

O programa visa reforçar os conhecimentos de gestão dos empresários assim como reformular os actuais modelos de gestão. O programa obedece a uma metodologia assente em consultoria e acções de formação e deverá decorrer até ao final do ano de 2013.

Até ao final de 2014 o IFDEP irá abranger 26 empresas oriundas dos vários distritos do norte e do centro do país.

 

PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO DA CIM-REGIÃO DE COIMBRA

 

CAPACITAÇÃO TÉCNICA DE EMPREENDEDORES 2014

AÇÃO “INICIAÇÃO À EMPRESA E AOS NEGÓCIOS”

 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em parceria com os Municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do

Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, e com o apoio técnico do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), encontram-se a implementar um programa estratégico de promoção do empreendedorismo na região.

 

Neste contexto, irão decorrer entre 16 de Outubro e 28 de Novembro, a Edição’2014 das Ações de Capacitação Técnica para Empreendedores da Região de Coimbra, com acesso gratuito.

 

O registo on-line está disponível em www.construirfuturos.pt, no separador Ações da REDE, subseparador Capacitação.

 

A inscrição é, também, possível no Município da residência do candidato – basta imprimir a ficha de inscrição e

entregar ou enviar a mesma devidamente preenchida ao Gabinete Municipal de Apoio ao Empreendedor (GAE) do respetivo Concelho. Contactos e as moradas disponíveis no separador Ações da REDE, subseparador Balcão de Atendimento, em www.construirfuturos.pt

 

 

 

 

GOVERNO APROVA CRIAÇÃO DE BANCO DE FOMENTO PARA FINANCIAR PME

 

 

 

 

12 de setembro de 2014

O Conselho de Ministros aprovou a criação da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e os respetivos estatutos.

 

A IFD visa colmatar as insuficiências de mercado no financiamento das pequenas e médias empresas, designadamente, ao nível da capitalização e do financiamento de longo prazo da atividade produtiva.

No âmbito da sua gestão, a instituição privilegia uma intervenção de natureza grossista, operando em estreita parceria e complementaridade com o sistema financeiro, sem se sobrepor às atividades desenvolvidas pelas instituições de crédito, não captando depósitos nem outros fundos reembolsáveis junto do público.

O Ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou que a IFD, «de início vai ser dotada de um capital de 100 milhões de euros, valor que poderá crescer em função das suas necessidades», na conferência de imprensa do Conselho de Ministros.

 

A IFD tem «uma função ao nível do investimento anti-cíclico» destinando-se a «suprir as falhas do mercado», nomeadamente «em momentos de recessão ou estagnação económica, acabando por ampliar esse movimento». Assim, será «normal que se sinta mais a sua atuação quando a economia está em recessão ou estagnação».

 

Esta instituição financeira fica na dependência do membro do Governo responsável pela área da economia em articulação com a área do desenvolvimento regional, sem prejuízo da função acionista exercida pela área das finanças.

 

O banco de fomento terá sede no Porto e deverá entrar em funcionamento até final do ano.

 

Fonte: www.portugal.gov.pt

 

 

 

GOVERNO CRIA O PROGRAMA INVESTE JOVEM

30 de julho de 2014

Programa visa promover o empreendedorismo através de apoio financeiro e técnico.

 

A Portaria n.º 151/2014. D.R. n.º 145, Série I de 2014-07-30 cria o Programa Investe Jovem, destinado a promover a criação de novas empresas por jovens desempregados, através do apoio à criação do próprio emprego e micronegócios, e regulamenta os apoios a conceder no seu âmbito.

O Programa tem por objetivo promover o empreendedorismo, através das seguintes medidas:

a) Apoio financeiro ao investimento;

b) Apoio financeiro à criação do próprio emprego dos promotores;

c) Apoio técnico na área do empreendedorismo para reforço de competências e para a estruturação do projeto, bem como à consolidação do mesmo.

 

Mais informações em:

http://dre.pt/pdf1sdip/2014/07/14500/0402704031.pdf

 

IFDEP desenvolve mais duas edições do MOVE PME no Norte e Centro do país

 

O IFDEP vai arrancar brevemente com mais duas edições do Programa MOVE PME, desenvolvido em parceria com a AIP.

Estas novas edições serão realizadas no Norte e Centro do país e abrangerão aproximadamente 3 dezenas de empresas.

Após o sucesso das edições anteriores, o IFDEP levará o Programa MOVE PME ao Norte do país, indo assim ao encontro das muitas manifestações de interesse recebidas no passado e possibilitando nesta região intervenções na área da internacionalização, inovação e qualidade.

 

O programa MOVE PME visa a melhoria dos processos de gestão das micro, pequenas e médias empresas e o reforço das competências dos seus dirigentes, quadros e trabalhadores.

 

 

 

 

PRÉMIOS

 

A Enging Lda., participante no programa MOVE PME em 2013, vence prémio de empreendedorismo com o projeto EMS MCM – sistema de diagnóstico de avarias em motores através de variáveis elétricas.

Parabéns a toda a equipa da Enging!

 

A todos os Inovadores e Empreendedores…

 

É já no dia 10 de Abril, a partir das 17h30, que a Building Global Innovators (BGI) estará na Incubadora do IPN.

 

Venha participar no painel de discussão dedicado aos “Desafios no lançamento de novos negócios de base tecnológica” que vai juntar agentes representativos do ecossistema português de investimento e incubação.

 

A sessão coincide com o lançamento da 5.ª edição da BGI que irá premiar as 4 startups de base tecnológica, com maior capacidade inovadora, com apoios financeiros de até um milhão de euros.

 

Entrada livre, limitada aos lugares existentes. Registe-se através do e-mail: mitportugal-iei@iscte.pt

 

Concretize o seu projeto, realize o seu sonho!

 

PROGRAMA

 

17h30 Nota de boas-vindas, Professora Teresa Mendes, Presidente Direção IPN

17h40 Painel debate com a participação de:

• Teresa Mendes, IPN

• Maria Semedo, Smart Ventures Business Angels SGPS

• João Barreto, RDFixer, Alumni BGI

• Gonçalo Amorim, BGI

18h30 Espaço de Networking

 

Local: IPN Incubadora, Rua Pedro Nunes 3030-199 Coimbra.

 

A não perder… Inscreva-se já!

 

Mais informações em: BGI

 

www.betbreakingtech.org

 

O BET – Bring Entrepreneurs Together – a maior Associação de Empreendedorismo jovem do país, sediada na Católica-Lisbon School of Business and Economics, promove pela primeira vez em Portugal o BET Breaking Tech, nos dias 8 e 9 de Março do presente ano. O BET Breaking Tech vem impulsionar a criação de startups assentes em algumas das tecnologias que vão mudar por completo o mundo como o conhecemos. 30 equipas de jovens empreendedores vão competir por um prémio de 5000€ - powered by Everis. Para o ganhar têm de ter a melhor ideia de negócio numa das seguintes áreas a concurso: Big Data, Cloud, IT, Mobile, Energias Renováveis e Internet of Things/M2M (incluindo Smart Cities).

 

Até ao dia 28 de fevereiro de 2014, os empreendedores com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, poderão candidatar-se ao processo de mentoring, submetendo a sua candidatura/projetos, através da plataforma www.redementor.pt.

 

Saiba mais em http://www.pofc.qren.pt/media/noticias/entity/rede-mentor--abertas-as-candidaturas-ao-processo-de-mentoring

.

Future Match na CeBIT

 

10 a 14 de Março 2014 - Hannover, Alemanha

 

De 10 a 14 de Março realiza-se a 16ª edição do brokerage internacional Future Match na CeBIT 2014 em Hannover. A CEBIT é a maior feira europeia na área das tecnologias de informação e comunicação com mais de 4.000 expositores e 280.000 visitantes em 2013.

 

A Agência de Inovação, no âmbito da rede Enterprise Europe Network, promove novamente a participação portuguesa neste evento que ajuda start-ups, PME's e centros de investigação a encontrarem parcerias tecnológicas internacionais através reuniões bilaterais pré-agendadas.

 

Registe-se já em: http://www.b2match.eu/futurematch

Registo e Submissão de perfis até 23 de Fevereiro de 2014

 

Condições de participação:

Preço: 110 euros + IVA (inclui bilhetes de acesso à feira para 2 pessoas).

 

Mais informações:

Bibiana Dantas (eenetwork@adi.pt)

Enterprise Europe Network - Portugal

Tel.:22 616 78 20

 

Financiamento de Doutoramentos em Ambiente Empresarial

 

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia tem aberto até 24 de março de 2014 concurso para financiamento de Programas de Doutoramento em Ambiente Empresarial.

Estes programas envolvem, obrigatoriamente, a colaboração entre pelo menos uma universidade ou um instituto universitário português, uma unidade de I&D portuguesa registada na FCT (podendo qualquer um deles ser a proponente) e uma empresa com atividade significativa de I&D.

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 9 de janeiro de 2014 e 24 de março de 2014 (até às 17.00h, hora de Lisboa).

 

Toda a informação em

www.fct.pt/apoios/programasdoutoramento/concursos/2013a

 

Aviso de abertura do Concurso:

www.fct.pt/apoios/programasdoutoramento/concursos/2013a/docs/edital_ambienteempresarial_2013.pdf

 

Contacto para pedidos de esclarecimento

programas.doutoramento@fct.pt

 

Ideias de Origem Portuguesa

 

Encontram-se abertas até 31 de Março, as candidaturas para uma nova edição do “Concurso Ideias de Origem Portuguesa”, que compõem a iniciativa FAZ, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e que tem como um dos objetivos “aproximar a diáspora portuguesa do seu país".

 

Ideias de Origem Portuguesa é um concurso, na área do empreendedorismo social, que pretende encontrar e promover projetos nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade, Inclusão Social, Diálogo Cultural e Envelhecimento.

 

Para participar só é necessário constituir uma equipa de 3 pessoas que integre pelo menos um português ou lusodescendente residente no estrangeiro e submeter um vídeo ilustrativo da ideia que propõe

 

Mais informações poderão ser obtidas no site

 http://2014.ideiasdeorigemportuguesa.org/

 

 

Os jovens empreendedores com formação universitária têm, até 15 de novembro, a possibilidade de candidatar as suas ideias para um projeto empresarial ao programa Passaporte para o Empreendedorismo.

Trata-se de uma medida do IAPMEI que apoia projetos de empreendedorismo inovador com potencial de crescimento, desenvolvidos por jovens licenciados, com idade até aos 30 anos, ou até aos 34 anos, no caso de possuírem mestrado ou doutoramento.

Durante um período mínimo de 4 e máximo de 12 meses, os jovens podem beneficiar da atribuição de uma bolsa mensal para trabalharem a sua ideia de negócio, que será complementada com aconselhamento e assistência técnica no desenvolvimento do projeto empresarial.

 

Consulte a informação em anexo e candidate-se!

Mais informação em www.passaporteempreendedorismo.pt ou em www.iapmei.pt .

 

Vídeo Passaporte para o Empreendedorismo, Programa O Seu Dinheiro

 

Conheça a iniciativa da Câmara Municipal de Penela que irá revolucionar os seus conceitos sobre Empreendedorismo e Inovação Rural: Smart Rural Idea Challenge.

 

Este concurso visa desafiar a comunidade a apresentar soluções aos principais problemas das áreas rurais e/ou melhorar a qualidade de vida da população rural.

 

Podem concorrer pessoas singulares, maiores de 18 anos (na data limite de entrega da candidatura), individualmente ou em grupo, bem como pessoas coletivas recentemente constituídas e sem atividade significativa (inferior a 1 ano à data de submissão da candidatura).

 

Serão cerca de 12 500€ distribuídos entre os vencedores das 2 tipologias a concurso: Inovação Social e Inovação Tecnológica. Aos premiados serão ainda atribuídos outros prémios não-pecuniários.

 

As ideias deverão enquadrar-se nas seguintes áreas temáticas: Desenvolvimento social e bem-estar; Recursos naturais; Turismo e identidade local; e Cidadania e empreendedorismo.

 

A data limite para a apresentação de candidaturas é 20 de setembro até às 23h30.

 

Participe. Mostre a força e o valor do Empreendedor Rural português!

 

Mais informações em: Câmara Municipal de Penela

 

Acesso a financiamento da UE

 

O presente sítio Web ajuda-o a apresentar um pedido de financiamento com a participação de fundos da União Europeia. Para tal, clique no seu país para localizar os bancos ou fundos de capital de risco que proporcionam financiamento com o apoio da UE:

 

http://access2eufinance.ec.europa.eu/youreurope/business/finance-support/access-to-finance/index_pt.htm

 

Acesso ao financiamento

access2eufinance.ec.europa.eu

EUROPA - A UE compromete-se a melhorar o acesso das PME ao financiamento, o apoio indirecto através de programas de inovação e o apoio directo através de subsídios.

1

2

3

4

IFDEP
FAME

:: MORADA

 

Rua da Guiné nº 40, 3º Dto

3030-054 Coimbra

PORTUGAL

t. +351 239 403 030

Chamada para rede fixa nacional

f. +351 239 403 040

:: EMAILS

 

Geral: geral@ifdep.pt

Formação: formacao@ifdep.pt

Recursos Humanos: rh@ifdep.pt

Programa EGE: ege@ifdep.pt

Fame: fame@ifdep.pt

Direc Financeira: financeiro@ifdep.pt

:: COORDENADAS GPS Latitude: 40.1988715º Longitude: -8.4061610º URL: www.ifdep.pt